TransEspecialista participa de Grupo de Estudos para Gestão Sustentável e Controladoria da Cadeia Sucroenergética

A TransEspecialista teve a oportunidade de apresentar e debater questões importantes que nortearão o grupo daqui em diante e a participação de todos foi decisiva na indicação de ideias e considerações que farão parte do Estatuto Social.

A MBF Agribusiness abriu as portas de seu auditório, na manhã de ontem (terça-feira, 3), para receber os interessados em participar de um grupo voltado aos estudos de estratégias, controladoria e finanças para o setor sucroenergético e cadeia produtiva.


A ideia da criação do grupo surgiu durante o 9ºCongresso Nacional do Gatua (Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia), em outubro, durante painel coordenado pela MBF. O objetivo será “Reunir os profissionais atuantes nas áreas afins, no sentido de elevar a valorização das atividades, através de debates, trocas de experiências, treinamentos, definição de padronização de avaliação de resultados e indicadores e desenvolvimento de controles.


Debater sobre a aplicação de leis e assuntos que impactam nos resultados das empresas.”Outra questão debatida foi o nome do grupo. Diversas considerações foram feitas pelos participantes, que entregaram suas sugestões. A decisão tomada foi que, haverá um prenome a ser escolhido posteriormente, mas o grupo será definido como “Grupo de Estudos para Gestão Sustentável e Controladoria da Cadeia Sucroenergética”.

As reuniões serão bimestrais, conforme votado pela maioria, e o próximo encontro está marcado para 18 de fevereiro de 2014, novamente na sede da MBF. Na ocasião será feito o debate sobre o estatuto. Para o coordenador do grupo, Marcos Françóia, é necessária uma mudança na gestão das empresas, especialmente as do setor, para que os investimentos possam voltar e a indústria da cana, bem como as empresas de bens de capitais, possam se recuperar. E a criação deste espaço para debates e trocas de experiência irá ajudar a padronizar as composições de números, os critérios de cálculo e a apresentação da valorização da empresa (Valuation), trazendo números mais precisos para o mercado.